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Como fazer um briefing?

Depois de fecharmos negócio com um cliente, chega o momento de alinhar os objetivos e desejos dele com o nosso serviço. Sendo assim, começamos a elaboração da primeira etapa: o briefing. 

O que é briefing?

De acordo com o Google, briefing é o “ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada”. É importante ressaltar que o briefing só deve ser feito com clientes ou potenciais clientes que já foram filtrados e que fecharam o negócio.

Ou seja, quando elaboramos um briefing bem feito, aumentamos a chance de ter sucesso no atendimento ao cliente e entregar um serviço que atenda as necessidades demonstradas por ele. 

Por isso, neste artigo vamos oferecer algumas técnicas para que você consiga fazer um briefing eficaz. Afinal, é muito importante ter conhecimento prático e entender a importância dessa ferramenta.

Para que serve um briefing?

O briefing serve para esclarecer os objetivos e informações aos profissionais envolvidos em um trabalho. É uma forma de deixar os especialistas cientes do que precisam fazer, dos recursos e tempo disponíveis, assim como a forma como devem realizar e conduzir o trabalho. Com um bom briefing, o rendimento na entrega dos serviços fica muito mais fácil e assertiva. Veja o porquê:

1. A entrega se torna mais rápida

Quanto mais informações disponíveis a respeito de uma tarefa a ser realizada, menos tempo se perde tirando dúvidas ou fazendo tentativas em direções erradas. Além disso, o briefing mostra exatamente o que o cliente NÃO quer que tenha no projeto. Por isso, um briefing bem feito tem a virtude de agilizar a entrega de um trabalho, já que adianta parte considerável do serviço a ser feito.

  2. O serviço apresenta mais certezas

Se pedimos a um funcionário para realizar determinada tarefa mas não falamos sobre os detalhes necessários para essa tarefa, certamente ele irá apresentar mais dúvidas ou fazer um trabalho que não saia exatamente como pensamos. Em contrapartida, quando dizemos exatamente o que deve ser feito e quais são as especificidades que queremos, é mais provável que o serviço saia do jeito que pedimos. Por exemplo, se dizemos a um designer: “precisamos de uma arte de Dia das Mães”. Parece ser algo vago, não é mesmo? Mas se dizemos algo como: “Precisamos de uma arte de Dia das Mães com a paleta de cor X,  uma imagem de uma mãe na faixa etária entre 35 e 40 anos e com uma criança no colo.” Percebe que há muito menos incertezas ou dúvidas em relação a primeira frase? Essa é a importância do briefing.   

3. Cliente completamente satisfeito

Quando entregamos algo que está condizente com o cliente imaginou antes de fechar negócio (ou até melhor), é mais provável que ele volte a fechar serviços futuros por confiar no seu trabalho. 

Perguntas que todo briefing deve responder

Agora que está mais esclarecido para que serve o briefing e quais são os benefícios dele durante a execução, é preciso que a sua empresa entenda as principais perguntas que um briefing deve conter para facilitar o planejamento.  

  • Qual o objetivo do projeto?

Para realizar a elaboração de um bom briefing, é fundamental entender o objetivo do projeto que o cliente possui. Caso ele ainda não tenha em mente quais são esses objetivos, uma reunião de briefing é feita para que a agência possa estruturar os seus serviços e atender da melhor forma possível suas ideias. 

  • Defina um orçamento

Sabemos que muitas vezes o cliente não quer dar muitos detalhes sobre o orçamento. No entanto, é preciso verificar o quanto a empresa está disposta a investir no projeto, pois isso ajuda a agência a oferecer um pacote de serviços de acordo com as possibilidades financeiras disponíveis.

  • Quais são os prazos

Tenha prazos bem definidos na elaboração do briefing para não haver surpresas, atrasos ou cobranças equivocadas. Deixe claro ao cliente o tempo que será necessário para efetuar o serviço dele da melhor forma. 

  • Persona ideal

Definir o público alvo, como por exemplo, idade, profissão, faixa etária etc, é essencial para ser assertivo e otimizar seus resultados. 

Conseguiu notar a diferença que o briefing faz? Capte as informações transmitidas pelo cliente e utilize-as como fonte para buscar inspiração. Assim será mais fácil ainda executar o trabalho e criar os melhores conteúdos!

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