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Entenda de maneira simples e rápida o que é SEO e como essa estratégia funciona

SEO

A abreviação SEO significa Search Engine Optimization, que traduzindo fica “Otimização para Mecanismos de Busca”. Em outras palavras, é basicamente um conjunto de estratégias e técnicas para melhorar os websites. Mas melhorar em qual sentido? Bom, o principal objetivo dessa otimização é fazer com que o site fique posicionado nas primeiras páginas dos buscadores de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Ou seja, toda vez que um internauta for usar o Google para pesquisar sobre algum conteúdo, produto ou serviço, aquele site otimizado com SEO aparecerá logo nas primeiras posições.E nada melhor do que captar cliente sem ter que pagar nada, não é mesmo? Afinal, os links mais clicados pelos usuários estão nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Isso acontece porque raramente os usuários passam da primeira página para encontrar as respostas que procuram.

  •  Palavra-chave

Você pode começar sua estratégia de SEO realizando uma pesquisa sobre quais são as palavras-chave mais procuradas pelo seu nicho. Uma pesquisa de palavras-chave costuma começar com uma listagem de termos relacionados à sua área de atuação, produtos e marcas. Você pode obter algumas ideias no Google Analytics, no Google Search Console ou em qualquer outra ferramenta de palavras-chave. 

Depois disso, organize essa lista e veja qual palavra-chave mais se destacou. Assim você pode começar por ela e produzir um post otimizado para essa palavra-chave e atrair mais visitantes.

  • Intenção do usuário

Depois de pesquisar as palavras-chave, você deve entender qual é a intenção do usuário no mecanismo de pesquisa. Exemplo: se uma pessoa pesquisa “O que é SEO?” A maioria dos sites que aparecerão nas primeiras posições, serão sites educativos com a finalidade de informar aquela pessoa, afinal, ela está buscando um conteúdo explicativo. Mas e se alguém pesquisar por “sapatos femininos”? Nesse caso a pessoa vai esperar encontrar imagens e produtos para visualizar o que procura.

Ou seja, no SEO é importante estar alinhado com os resultados que o usuário deseja encontrar.  

Quando vemos um site logo na primeira colocação, acreditamos que ele está ali porque é o melhor resultado para minha pesquisa. Os números abaixo mostram essa confiança que os usuários possuem com o mecanismo de busca:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Agora vem os questionamentos: Como deixar o site bem posicionado sendo que todos os dias existem milhares de páginas sendo publicadas na internet? A resposta é: Por meio de todas as estratégias que um profissional qualificado utilizar no SEO.

 

Para que isso fique mais claro na sua cabeça, vamos visualizar os mecanismos de busca como eles realmente são. Por exemplo, se o Google possui um sistema programado para classificar um site em bom ou ruim, ele irá procurar websites que se encaixem nos mecanismos propostos pelo sistema, levando sempre em conta a experiência do usuário.

Ou seja, o site que não cumprir com esses requisitos, será automaticamente classificado de forma negativa pelo Google, pois ele entenderá que a página não oferece uma boa experiência ao público. E qual a consequência disso? A página será posicionada naquele limbo de resultados infinitos que existem no Google. Da mesma forma que, quando um site é classificado de forma positiva pelo Google, sua posição no ranking com certeza estará entre as primeiras.

  • Tamanho do conteúdo

O tamanho do conteúdo costuma ter impacto na classificação. O que se entende por isso? Conteúdos longos tendem a ser mais completos, detalhados e aprofundados, assim conseguem responder melhor as pesquisas dos usuários. 

Mas é claro que não existe uma regra: para cada tema e para cada persona, o tamanho ideal pode variar.

  • Conteúdo diversificado

Você já abriu um post com um enorme bloco de texto que não deu vontade alguma de ler e fez fechar logo a página? 

É por isso que tornar um texto de fácil compreensão é tão importante. Para isso, adicione imagens, tópicos, links, espaçamentos…

Isso melhora a experiência de leitura, engaja o usuário e ainda transmite informações ao Google. 

Bom, esses foram apenas alguns dos parâmetros necessários para aplicar SEO em uma página. Porém, diversos outros detalhes e requisitos devem ser levados em consideração também, como por exemplo, a linkagem interna, meta descrição, URL, Link building etc. Por isso é essencial adquirir o serviço de um profissional qualificado em SEO. 

Mas já deu pra perceber como essa estratégia é essencial para garantir a visibilidade de uma página, não é mesmo? Então se você deseja melhorar o posicionamento do seu site no Google, entre em contato com a Canggu para que possamos te ajudar! 

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